segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Etiqueta - Como dizer não aos colegas de trabalho

Oi oi oi moças e moços, como vocês estão?
Por aqui está tudo certo, esse final de semana conseguimos terminar de organizar algumas coisas aqui no ap, ainda falta terminar outras, mas vamos seguindo a adiante e fazendo com calma pra ficar legal.

Semana passada encontrei um video sobre etiqueta, achei muito legal e resolvi fazer um curso sobre esse assunto; então vou começar a postar aqui dicas de etiqueta para o dia a dia.

Eu tenho dificuldade em fazer com que as pessoas entendam quando eu falo não, geralmente acham que estou de má vontade, que não me importo e até que sou mal educada, por isso começo a dica de etiqueta falando sobre como dizer não no trabalho e não ser levada a mal.
Dizer não, não tem de ser um desrespeito, é possível dizer não e ainda assim ser respeitador.  Quer seja no trabalho, ou até na
 sua vida social ou pessoal, a palavra não pode significar apenas respeito. Saiba como dizer não no seu local de trabalho. 

Pense antes de dizer algo

Não tem de responder logo à proposta ou pedido. Por vezes pode parecer que a resposta tem de ser dada no momento, mas a verdade é que se for bem pensada será uma resposta mais adequada e mais realista. Diga algo como “Honestamente estou cheio de trabalho, e vou ter de pensar nisso e dar a resposta mais tarde”. E claro que mais tarde deve dizer a sua resposta. Desta forma pode pensar nas suas opções, considerar o que deve considerar e dar uma resposta honesta.

Responda sempre de forma positiva

Quando lhe oferecem algo e não quer receber ou pedirem para fazer algo, não deve dizer simplesmente que não, mas sim agradecer a oportunidade ou a oferta e mesmo assim dizer que não. Ex:”Obrigada por ter pensado em mim, mas desta vez não o vou poder ajudar porque estou cheio de trabalho”.

Sempre que for possível justifique

Para dar um tom positivo e não ser considerado arrogante justifique o porquê de dizer não. O motivo que apresentar deve ser verdadeiro e não uma invenção porque as mentiras tem sempre pernas curtas.

 

Seja honesto

Para que não volte a acontecer um pedido desadequado seja claro, exponha os seus motivos e deixe a conversa por aí. “Agradeço muito mas a minha situação profissional não me permite  aceitar a sua oferta”.

Oiça a pessoa

Por vezes os colegas tendem a ficar chateados ou até indignados pelo facto de receberem um não, mas outras vezes também irão compreender. Para que a situação seja o mais respeitosa possível, é importante que oiça o seu colega, os seus motivos e a sua reação, com respeito e consideração pelos sentimentos dele. Só desta forma conseguirá criar condições de trabalho de respeito e de camaradagem no local de trabalho.

{retirado do site etiquetas e boas maneiras}

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